sábado, 16 de maio de 2020

Café e seus rituais

A primeira memória afetiva que tenho com café é na casa de vovó. Na mesa da cozinha Tonha preparava café, pão, biscoitos. Vovô na cabeceira. Era onde eu tomava café com leite na xícara de flor.

Quando a gente começa a trabalhar e acordar às 5h da manhã, o café vira item essencial e assim aconteceu comigo. No início era só um café de manhã cedo, antes da primeira reunião. Aos poucos passou a ser uma desculpa pra se reunir com amigos após o almoço e tomar aquele expresso. Era um momento de respiro da rotina estressante, um momento de comunhão e onde amizades se fortaleceram.

Hoje tenho amigos de café. Aqueles em que a desculpa pra se encontrar é um café (muitas vezes com bolo).
Minha família, onde for, se une ao redor do café. Divergimos em tanto, no unimos no café. Compartilhamos marcas, formas de fazer e cafeteiras. Convidamos um ao outro para um café.

Mas existe um ritual do café na minha rotina há pouco mais de um ano. Entre 17h e 18h eu viro pra minha mãe e falo: café? Se eu não falar, ela fala. Todos os dias fazemos café uma pra outra. É um momento nosso, nosso ritual. Sei que um dia vou sentir saudade disso e aproveito todos os dias que estamos juntas e tomamos nosso café.

E você, qual sua desculpa para estar perto das pessoas?
A minha é o café!

2 comentários:

  1. Amei o texto.
    Acho que talvez, (como não gosto de café) minha desculpa seja outra: filmes :)
    Ontem passei por cima do vazio que a saudade deixou na minha vida a onze anos atrás. Me reuni com minha prima mas eterna irmã, Mamá. Mesmo que virtualmente parecia que ela estava do meu lado vendo aquele filme. Com um chat virtual,fazendo piada sobre todas as falas do filme e torcendo para que o casal protagonista ficasse junto no final.
    Refleti sobre isso lendo o texto.
    Percebi que mundo do cinema não só me aproximou dela que mora em outro estado, mas com certeza é minha desculpa pra ficar com meus amigos, meus pais, minhas primas e primos,minha família.
    "Vamo no cinema?" "Todo mundo na casa de fulano sábado de tarde pra ver filme!"
    São frases que aquecem o coração. Filme da até pra ver sozinha e me trás mas perto de mim mesma. Refletindo sobre o seu conteúdo consigo até me conhecer mais.
    Filme em uma noite chuvosa ou uma tarde de verão, não importa o tempo ou o clima, eles sempre serão um lazer.

    Como no início do texto, você menciona sua primeira lembrança com o café. Procurei no fundo das minhas memórias a minha primeira lembrança com filmes e adivinha? Elas são de eu e mamá sentadinhas num sofá vendo sessão da tarde. Ou mesmo de meu pai leva a gente numa locadora em Petrolina e alugarmos filmes pra ver antes de dormir.
    Viajei muito nisso escrevendo, mas uma coisa é certa: amei o texto.

    ResponderExcluir