quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pai

É um tema difícil, pelo menos da forma que eu quero abordar, é sim!
Enrolei pra debater isso aqui, mas agora vamos lá!

Tenho ouvido, nos últimos tempos, muitas queixas sobre os pais. Sempre ouvi, mas nunca foi tão frequente. Mas porque isso? Porque um grande número de pessoas tem uma queixa relevante sobre o seu próprio pai?
Poderíamos passar horas aqui dissertando sobre isso historicamente, mas pretendo ser prática.

A maioria das queixas ronda o mesmo ponto: a ausência.
Ouvi de uma amiga que teve filho cedo, o seguinte argumento: O pai pode continuar a vida dele normalmente depois que tem um filho, a mãe nunca mais será a mesma!
Isso tem a sua verdade e mãe sempre será mãe, não tem discussão! Mas isso não dá o direito de o pai se ausentar.
Talvez essas queixas tenham origem de uma geração de casais divorciados. De casamentos frutos de uma época de ditadura, portanto de pessoas difíceis de definir.
Percebo se repetirem, nos casos de pais separados, os perfis de pais que sequer sabem a idade do seu único filho, dos que sequer ligam nas datas especiais, ou pior, daqueles que negam dinheiro ao próprio filho, muitas vezes tendo condições.
Porque isso gente? Será que isso tem uma pontinha do machismo de uma época em que as mulheres começaram a ficar mais independentes e puderam sustentar seus filhos? Isso seria uma forma de tentar atingir essas mães bem sucedidas?
Não excluo nenhuma dessas possibilidades! Como eu falei, é um tópico difícil e seria possível passar horas aqui escrevendo...
Agora nos resta observar como serão esses filhos no papel de pais. Terão eles aprendido a lição ou irão seguir o mesmo caminho?

Pensem nisso! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário